Memórias da FACOM
Mapa

Por aqui passamos

Por estas ruas de Salvador, a Comunicação na UFBA fez história. Em três dos prédios, os estudantes de Comunicação compartilhavam a estrutura com outros cursos da Universidade. Dois dos imóveis, por outro lado, foram conquistados por meio de reinvindicações e luta da comunidade acadêmica.

Clique nas figuras e conheça mais sobre cada um destes períodos.

Por aqui passamos
1985 a 1999 1969 a 1985 1999 até a atualidade 1962 a 1969 1969

1985 a 1999

Entre 1985 e 1999, a Rua Basílio da Gama, no Canela, foi o endereço do curso de Jornalismo. O local sediou o curso durante dois momentos de sua existência — enquanto vinculado à Escola de Biblioteconomia e Comunicação (EBC) e enquanto parte da atual Faculdade de Comunicação.

A instalação na Rua Basílio da Gama aconteceu após uma ocupação dos estudantes, em 1984, do prédio em que já tinha sido da Biblioteca Universitária [Saiba mais sobre o episódio]. O episódio é considerado o embrião de criação da Faculdade de Comunicação.

No prédio, hoje funciona o Instituto de Saúde Coletiva (ISC).  

.

1969 a 1985

Os cursos de Biblioteconomia e de Jornalismo disputavam o prédio da Avenida Reitor Miguel Calmon, no Canela, localidade em que já havia funcionado o Instituto de Cultura Hispânica. O local foi palco de muitos conflitos entre os dois cursos durante os 16 anos em que abrigou a graduação em Jornalismo. 

1999 até a atualidade

Projetado e construído entre 1976 e 1980 para ser um restaurante universitário, o local em que professores e estudantes almoçavam tornou-se a sede definitiva da Faculdade de Comunicação. A mudança em 1999 e consolidada em 2000 foi resultado da reinvindicação de alunos e do próprio Departamento de Comunicação diante do crescimento do curso — a criação de uma nova habilitação e de um programa de pós-graduação deu ânimo ao movimento.

O prédio passou por reformas sucessivas, com a construção de um anexo e renovação da fachada, além de melhora na acessibilidade. Hoje funcionam os cursos de Comunicação, com habilitação em Jornalismo e Produção Cultural, bem como o Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. 

1962 a 1969

Quando criado, o curso de Jornalismo da UFBA integrou a Faculdade de Filosofia e iniciou suas atividades nos fundos de um prédio da Avenida Joana Angélica, no Bairro de Nazaré. O prédio, não muito grande, abrigava outros cursos ligados à Faculdade, como o de Matemática, Física e tantos outros [Conheça mais sobre esse período]. Hoje funciona no prédio a sede do Ministério Público do Estado. 

1969

 

Em 1969, o curso de Jornalismo, até então vinculado à Faculdade de Filosofia, se juntou ao curso de Biblioteconomia, integrando a Escola de Biblioteconomia e Comunicação. A primeira sede da recém criada Escola foi o prédio onde hoje funciona a Secretaria Geral de Cursos, no Canela. O endereço foi o local de funcionamento do curso de Jornalismo da UFBA apenas por um breve período.